sábado, 30 de abril de 2011

Primeira mamada

Eu e Léo estamos numa correria sem fim... passamos a maior parte do nosso dia na UTI com Maria Eduarda, por isso estamos tão sem tempo para atualizar este blog.
Vou resumir, rapidamente, como foi essa semana para nossa filha.
Segunda-feira, dia 25, ela estava super bem: tomando 20 mL de leite de 3 em 3 horas e terminou de tomar o antibiótico (que durou 14 dias).
Tudo estava indo tão bem... estávamos tão felizes e confiantes, mas, infelizmente, na terça-feira a barriguinha dela voltou a se distender (dilatar) e a médica achou melhor suspender a alimentação dela por 48 horas.

Afhhh... tudo novamente! Como foi difícil enfrentar esses dois dias.
Mas, graças a Deus, eles passaram, a barriga dela melhorou e na quinta-feira, dia 28, eu amamentei pela primeira vez.



Não dá para explicar essa sensação. Fico olhando para Maria Eduarda e desejando que esse momento nunca acabe, que ela seja eternamente esse bebê que depende do meu corpo para alimentá-la, da minha mente para educá-la e da minha disposição para acompanhá-la. Por outro lado, conto os minutos para vê-la correndo, brincando de boneca, bagunçando e sujando a casa, indo para a escola, enfim... tornando a vida ainda mais colorida e feliz!
Amo cada dia mais essa menina.

Por hoje, é só! O Léo prometeu que escreverá amanhã... 

Por Franciele 

sábado, 23 de abril de 2011

23 de abril : aleluia

23 de abril : um sábado de aleluia!

Como fui presenteada com este novo instrumento de comunicação, não poderei deixar de utilizá-lo. Hoje, dia 23 de abril, postarei meu primeiro desabafo. São vários os motivos que me levaram a escrever logo hoje (mesmo estando terrivelmente cansada) e não ontem ou amanhã. Falarei um pouquinho sobre cada um desses motivos.


*MINHA FILHA
Maria Eduarda completa duas semanas de vida e, graças a Deus, tudo está fluindo muito bem. Hoje ela está pesando 1,875 kg e iniciou a amamentação (ainda pela sonda, mas com leite materno) com 10 mL de 3 em 3 horas. A enterocolite está praticamente curada, faltam apenas 3 dias de antibióticos. Ontem, eu e Léo passamos horas observando como nossa filhinha está linda; como ela está melhorando e como ela sorri, mesmo ligada a tantos aparelhos e enclausurada naquela incubadora.  Como diz Dr. Charbell, passamos por uma semana de morosidades e agora, graças a Deus, estamos na semana das amorosidades. Com tão pouco tempo de vida, nós já aprendemos tantas coisas com ela...
Minha vidinha de olhos bem abertos, ontem, dia 22.



*MEU AMOR
O Léo está participando, agora, em Niterói, de sua primeira comunhão eucarística. Isso representa muito para mim e para nós, como família. Representa a aceitação de Cristo como o único caminho, verdade e vida; representa uma única educação religiosa para nossos filhos e, apesar de algumas dúvidas ainda persistirem, tenho fé que esse sacramento será recebido por ele com muita fé e amor. Obrigada, meu amor. E parabéns...

Léo, meu amor


* JESUS
Comemoramos, hoje, o sábado santo (ou de aleluia), dia que um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio porque Jesus morreu e despertou a mansão dos mortos. O sábado de aleluia está entre a morte da sexta-feira e a ressurreição do Domingo. Esse final de semana representa, portanto, três aspectos importantes: a Morte (sexta), o Sepultamento (sábado) e a Ressurreição (domingo).
Corpo e sangue de Cristo
Ainda tenho tanto para falar, mas o cansaço está tomando conta do meu corpo. Preciso descansar para estar 100% para minha filha. Hoje ainda tive que preparar uma resenha para a pós: haja cabeça! Sempre que possível, estarei aqui dando notícias de Maria Eduarda e, quando eu não puder, Leonardo dará. Aliás, tenho que parabenizá-lo pela inspiração jornalística e poética que anda tendo. Você só me orgulha, meu amor.


Por Franciele Aguiar

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ensinamentos religiosos.

Esse blog foi criado para que nossa família, que se constituiu no último 9 de abril, pudesse registrar suas idéias e opiniões sobre quaisquer assuntos que lhe fosse interessante. Para que, no futuro, Duda tenha oportunidade de saber como seus pais pensavam e reagiam aos fatos da vida. E, se Deus quiser, ela própria possa escrever e deixar seu registro para os próximos do clã. Por isso, hoje, escrevo a você, minha filha, hoje vou falar de religião. Algo muito importante nas nossas vidas.  
 Duda, não poderia ser diferente, pois hoje vou me confessar pela primeira vez. Vou a um homem (como eu) expor meus pecados para que por intermédio dele eu possa ser absolvido por Deus. Eu sei, filha... É meio complicado mesmo! Ainda hoje não compreendo muito bem esta condição. Faz parte das normas da religião que seus pais escolheram seguir. Aquela que se encaixava com nossa fé. Tivemos sorte de poder escolher. Você tem sorte por que também vai poder escolher!  Nem todos têm essa oportunidade. Muitas religiões por aí agem de forma diferente, se impõem de tal maneira, que o sujeito se sente obrigado a segui-la sem ter fé naquilo. Parece até que esquecem que a fé é o primordial e o fundamental para sua existência. (...)*¹
Aliás,  Os protestantes talvez sejam aqueles que me causam mais questionamentos e críticas. Essa postagem poderia ser somente sobre isso, mas, acho que não há necessidade de nos aprofundarmos apenas num seguimento de pessoas que se desligaram da igreja fundada pelos apóstolos, independentemente dos fatos que naquele tempo aconteciam. Duda, uns vão falar: “Lutero fez sua parte!”. Eu te digo minha filha que Lutero abandonou o barco quando ele parecia estar perdido. Filha, não acredite que o beija-flor fez sua parte na históri, pelo contrário, ele foi um dos principais culpados pela floresta pegar fogo! O beija-flor tinha consciência que o fogo acabaria com tudo e mesmo assim agiu de forma individualista, tentou apagar o incêndio gotinha por gotinha. Ato que ele sabia que não adiantaria nada! Se ele era tão bom de bico por que não convenceu os outros a se unirem a ele e juntos lutarem contra aquele desastre? É assim que esse pessoal age, minha filha: “irmão, eu vou pro céu! Vivo nesse mundo de pedaços, mas estou fazendo minha parte.” Hipocrisia pura! Engraçado, minha filha, isso me faz lembrar outra historinha que se conta nos dias de hoje: “De boas intenções o inferno está cheio!”
Fico imaginando meus amigos e íntimos lendo isso: “Léo, escrevendo sobre religião?” E logo eu, que sempre critiquei uma série de coisas (e continuo). À minha visão sempre foi que a religião é uma forma de manipulação, uma maneira de acalmar os ânimos de um povo que tem muitos motivos para insatisfação. Eu enxergava a religião como uma covardia, pois presenciei senhoras, como minha avó, terem sua fé “usada” para benefício próprio. Mas, como tudo nessa vida muda muito, minha filha, eu mudei também. Como conseguiria acompanhar seu crescimento, dentro do ventre da sua mãe, dia a dia um pouquinho, acompanhar seu nascimento, te pegar no colo, te ver sorrir... Enfim, como é possível que nós, seus pais, possamos dar vida a um ser tão maravilhoso como você? Que poder é esse que me faz escrever por horas sem que as palavras me faltem? É Deus, minha filha. Pra mim, não é preciso mais nada. Vejo Deus nos seus olhos. Na esperança que tenho de que você vai reagir e sair da UTI em breve. Isso é religião, Duda. Fé! Hoje, Eu vejo a religião como salvação para todos esses dilemas que enfrentamos na vida!  É o conforto que todos homem precisa. Fé... Espero que você possa estar logo aqui, para que possamos dividir nossas dúvidas, nossos estudos, nossas críticas, nossa fé. Não permita que usem sua fraqueza ou mesmo sua fortaleza (fé), minha filha, para imporem coisas na sua vida!  Não seja manipulada. Essa postagem te servirá no futuro exatamente pra isso. Coloque SUA fé sempre a frente das suas dúvidas que tudo vai dar certo.
Duda responde positivamente a cada dia. Hoje, dia 22 de Abril, ela já está com 1,72 Kg. Não há mais policitemia e a enterocolite está praticamente superada.


Eu te amo minha filha. E me orgulho mutio de você. Como tem sido forte! Já está tá tomando leite... Você superou a policetemia e falta pouco para derrubar a enterocolite. Que Deus continue te guardando sempre.

por Leonardo Garcia. 


NOTA: *¹ Trecho retirado do corpo do texto devido a pedidos de algumas pessoas da família que, de certa maneira, se sentiram ofendidas. São elas: Anselmo, Claudia e Walcir. Quem tiver interesse no trecho, por favor, envie uma solicitação através do e-mail do blog (blog9deabril@gmail.com).

sábado, 16 de abril de 2011

9 de Abril. Início de tudo, meus parabéns....

Sem dúvida nenhuma um dia diferente! Especial de modo nunca imaginado. Deparei-me com essa situação alguns dias após o dia 9 de Abril de 2011. Dia de nascimento de Maria Eduarda. E, coincidentemente (ou não), o mesmo dia e mês que, anualmente, nós, os familiares, comemorávamos o nascimento de outro ser, fundamental para toda essa história. Impossível falar do dia 9 de Abril, sem falar de Hugo Garcia. O maior e melhor homem que conheci. Um patriarca admirável, um trabalhador incessante, um político honesto, um homem leal aos seus princípios (por mais que causassem conflitos a uns e outros), um verdadeiro artista da vida. Sua vida se encaixaria perfeitamente em um filme. Era personagem perfeito, protagonista em diversos gêneros de filmes. Mas, como a vida não é filme, o final da história chegou de forma triste. Triste por querer mais da trama que encantou tantas pessoas. Triste por que parecia cedo! O “mocinho” da história foi derrotado no final, pelo único inimigo que não conseguiu vencer: o câncer. Todavia, como digno de um épico thriller, o capítulo final foi coroado (como não podia deixar de ser) com uma belíssima cena acompanhada da mais perfeita trilha sonora. Francamente, não precisava conhecê-lo pessoalmente para se emocionar com a cena. Eu, particularmente, desde aquele dia nunca esqueci. Os amigos , por vezes coadjuvantes do nosso herói, às lágrimas cantando e tocando a música “Amigo”, de Roberto Carlos. Nada seria tão perfeito! “Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado em qualquer caminhada; me lembro de todas as lutas meu bom companheiro, você tantas vezes provou que é um grande guerreiro;(...) Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber que HUGO GARCIA É MEU amigo”. Assim foi cantada.
Hugo Garcia, em 2005, aos 76 anos.

Com a chegada de nossa Duda, exatamente no dia em que passaríamos o primeiro aniversário de seu Hugo sem o próprio, as coisas ficaram um tanto quanto diferente pra mim. É estranho, mas a impressão que tenho é que Deus quis nos confortar e ao mesmo tempo homenagear o velho. Afinal, nunca mais, deixaremos de comemorar o aniversário do vovô. Seu nascimento jamais será esquecido, fato que aconteceria naturalmente. E logo ele, que fez questão de comemorar veementemente seus últimos anos. Seu Huguinho, o senhor foi eternizado! 

E como é a vida... Tudo parecia um conto de fadas. Mas a realidade, as vezes, é cruel e impecável. Hoje, me senti na obrigação de criar esse blog. Uma homenagem ao meu avô, um antigo desejo da minha amada companheira e uma válvula de escape para descrever todos os sentimentos que carregamos. Sentimento esse que, atualmente, é de angústia e apreensão. Pois, Duda continua na UTI Neonatal do Hospital São João Batista, sem previsão de alta. Mas minha filha, bisneta de Hugo Garcia, vai vencer seu primeiro grande desafio particular e vir pra casa. Ela já derrotou a policitemia, agora precisa agüentar firme a enterocolite. Depois disso ainda vai precisar se alimentar muito para ganhar peso e só assim poderá sair da UTI. Por isso, peço a todos que orem por ela.
Maria Eduarda nasceu a exatamente uma semana. Impressionante, pois não consigo mais pensar em viver sem ela!
Maria Eduarda, dia 09 de Abril de 2011, UTI Neonatal, Hosp. S.J. Batista de Macaé
 Nessa primeira postagem, não podia deixar de dizer que, tudo isso, devo a Fran. O blog é um presente a ela, que me deu uma nova vida. A mulher que carregou dentro de si, o que há de mais importante para todos nós. Feliz aniversário meu amor. Espero que goste do seu presente no seu 24º ano de vida (1º como mãe). Para sua tranqüilidade queria te dizer que o dia 9 de Abril, é dia de Santa Lidvina ou Santa Liduína. Ela foi uma devota católica holandesa, padroeira dos doentes incuráveis. Ou seja, tudo conspira a favor de Duda. Ela vai sair dessa.
Eu te amo muito. Não poderia viver essa aventura chamada vida sem você.

Postagem: Leonardo Garcia